sexta-feira, 30 de março de 2012

Mulheres lançam Campanha Pela Agroecologia e Segurança Alimentar no Nordeste Paraense


No início de março, o MMNEPA promoveu em São Domingos do Capim- Pa a VI Feira Regional Saberes e Sabores e o lançamento da Campanha "Fortalecendo as Mulheres da Amazônia, Agroecologia e Segurança Alimentar: alimente essa idéia"
O evento reuniu um total de onze municípios do nordeste paraense, trazendo agricultoras, lideranças sindicais e de movimentos sociais da região. A diversidade da amazônia estava presente com diversos produtos regionais, de artesanatos a agroecológicos, todos produzidos pelas mulheres e suas famílias. 
A realização da feira durante o Festival da Pororoca, gerou maior visibilidade para a Campanha de Agroecologia e Segurança Alimentar que faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Projeto Mulheres do Campo, realizado pela APACC e MMNEPA, com apoio da Pão Para o Mundo e União Européia.
Vejam as fotos a seguir:

 




  




 

 

 



Postado por

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem do MMNEPA ao Dia Internacional da Mulher!!!

Enviado por Eliza do Carmo, de Capanema-PA

8 de março de 2012: as mulheres, a lua e o feminino


8 de março: Dia de luta pelos direitos das mulheres
A necessidade de uma sociedade equilibrada, justa, verdadeiramente democrática, em que homens e mulheres possam ser o que são, emancipadas e emancipados de amarras sem sentido.

8 de março de 2012: Lua cheia
A sensibilidade à flor da pele, o feminino pulsando em cada um de nós.



Que este dia das mulheres, do feminino e de lua cheia, nos ajude a despertar o feminino em nós, homens ou mulheres, e deixá-lo expressar-se livremente.



A dançarmos em volta de fogueiras noturnas, cultivando a paz, cuidando da vida, humana ou não.



A vivermos a conexão com o fluxo da vida, entre nós, entre povos, entre homens e mulheres.



Chega de violência contra as mulheres!



Saúdo o feminino que existe em nós, e a todas as mulheres que nos fazem crescer tanto a cada dia!


Bom dia! Vamos viver hoje a lua cheia em homenagem às lutas pelos direitos das mulheres...



...mas durante o dia, antes da lua nascer, apoiemos as jornada de lutas e manifestações que ocorrerão em nossos municípios!
Enviado por Daniel Tygel

Homenagem às mulheres de luta!!!!!



Enviada por Leila Santana (CPT), com a mensagem abaixo:
Uma singela lembrança e saudação às mulheres de luta a partir destas mulheres representadas nestas imagens!!
Socializada por Tânia Pacheco

Camponesas ocupam Embrapa contra proposta de privatização da empresa

Acampadas desde ontem na unidade de Goiânia, trabalhadoras rurais exigem a retirada do projeto que abre o capital da Embrapa e querem mais incentivos para a agroecologia

Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Camponesas
          ocupam Embrapa contra proposta de privatização da empresaAgricultoras reivindicam manutenção da Embrapa como empresa pública, em unidade de Goiânia (Foto: ©Elizângela Araújo)
São Paulo – Acampadas desde a madrugada de ontem (5) na unidade Arroz e Feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Goiânia, agricultoras ligadas a movimentos de luta por justiça no campo deverão ser recebidas nesta tarde pelo presidente da empresa, Pedro Arraes. A manifestação, apoiada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), entre outros, conta com aproximadamente 500 trabalhadoras rurais.
Elas são contrárias ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 222/08, de Delcídio Amaral (PT-MS), que propõe alterar o estatuto social da estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, transformando-a em empresa de economia mista. O projeto, que tramita no Senado, prevê a manutenção do controle pela União.
“Defendemos a Embrapa 100% pública, estatal, e a retirada do projeto”, afirma Rosana Fernandes, coordenadora da Via Campesina. Segundo ela, a direção da empresa intermediou um pedido de audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, sem resposta até o momento.
De acordo com lideranças do movimento, uma pauta foi entregue ao chefe-geral da unidade, que se comprometeu a entregá-la ao presidente da Embrapa e ao ministro da Agricultura. As reivindicações contemplam a proposta de modelo dos movimentos rurais para a agricultura, a participação no Conselho de Administração da empresa e incentivos para um programa de pesquisas para a agricultura familiar camponesa agroecológica, com contratação de novos pesquisadores e pessoal de apoio à pesquisa.
Segundo Rosana, a Embrapa foi escolhida para a ocupação por ter priorizado a pesquisa para os grandes empresários e o agronegócio, incentivando o uso de agrotóxicos. “E a unidade que pesquisa arroz e feijão, prato típico do povo brasileiro, é simbólica para as questões que queremos debater com toda a sociedade.”
A ocupação integra a Jornada de Lutas das Mulheres Camponesas 2012, que reúne militantes da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), CPT e MPA, entre outros.
O presidente do Sinpaf, Vicente Almeida, afirmou que a luta das camponesas, que é legítima, deve ser apoiada pelos trabalhadores da Embrapa. “Elas lutam por reforma agrária, priorização da pesquisa para a agricultura agroecológica e pela manutenção e fortalecimento da Embrapa como empresa 100% estatal. Esses pontos também compõem a nossa luta.”
A jornada tem como objetivo denunciar o capital estrangeiro na agricultura e as empresas transnacionais. A intenção da jornada, que se dá nesta semana em que se comemora do Dia Internacional da Mulher, é chamar a atenção da sociedade para a destruição do meio ambiente e as ameaças à soberania alimentar do país impostas pelo agronegócio.
Enviado por Ana Dubeux
Professora Adjunta do Departamento de Educação UFRPE
Nucleo de Agroecologia e Campesinato - NAC