quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Desmatamento Químico na Amazônia

Por Fernando Rebouças
http://www.infoescola.com/ecologia/desmatamento-quimico-na-amazonia/

desmatamento químico  é conhecido desde os tempos da Guerra do Vietnã, quando aeronaves pulverizadoras lançavam veneno no ar para matar árvores e facilitar a visibilidade das tropas vietcongues. A Amazônia brasileira, mesmo não sendo alvo de guerra, tornou-se num alvo de pesticidas, inseticidas e herbicidas.

Para escapar da apreensão de motosserras, da prisão e da fiscalização na Amazônia Legal, os desmatadores começaram a empregar a técnica de desmatamento químico na floresta amazônica para facilitar a derrubada de árvores e o preparo do terreno para a agricultura e pecuária.
Na Amazônia Legal, o lançamento de agrotóxicos e óleo mineral é feito por aviões pulverizadores, os mesmos utilizados em plantações; os agrotóxico jogados na floresta  esbranquecem  as árvores, poluem o solo e os lençóis d’água; em uma semana, as folhas caem, deixando galhos e troncos nus; madeireiros extraem as madeiras de valor com motosserras;  por fim, o terreno é limpo pelas queimadas  para o plantio do capim e a criação de gado.
Estão envenenando a floresta amazônica para baratear e agilizar o processo de desmatamento na região. Pior do que a motosserra, tradicional vilã do desmatamento, a devastação química implica na geração de problemas ambientais irreversíveis, além da derrubada das árvores, essa nova modalidade de devastação mata as árvores de imediato, contamina os solos, as águas, mata animais e pessoas.
Em maio de 2011, o Ibama detectou na Amazônia uma área correspondente a 180 campos de futebol destruída por herbicidas. A região desmatada pertencia à União, ou seja, não era de propriedade particular, situada no município de Canutama, estado do Amazonas.
A prática não é recente, no ano de 1999, o Ibama já havia apreendido quatro toneladas de agrotóxicos que seriam utilizados para pulverizar e destruir florestas na região amazônica.
Em 2008, a instituição já havia flagrado uma área de cinco hectares, situada na região de São Francisco do Guaporé, destruída por herbicidas. Apesar da nova estratégia mais nociva, a devastação por motosserras, tratores e queimadas são mais comuns.

Fontes:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/area-no-amazonas-e-desmatada-com-tecnica-usada-na-guerra-do-vietna.html
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/937477-ibama-flagra-uso-de-avioes-em-desmatamento-na-amazonia.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário